
Maioria dos mineiros vai dividir suas compras entre lojas físicas e internet, revela pesquisa da FCDL-MG
Publicado por: Ariane Subtil
As compras de Natal já estão movimentando o comércio em todo o País. Em Minas, uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), revela que a maioria dos consumidores (41,7%) vai dividir suas compras entre as lojas físicas e as digitais, enquanto 31,3% devem optar somente pelas compras na internet e 27,1% darão preferência às lojas físicas.
“As compras pela internet há algum tempo caíram no gosto dos consumidores que buscam praticidade, mas percebemos que as lojas físicas seguem atraindo aquele consumidor que não abre mão de experimentar certos produtos antes de comprar e que preza pelo bom atendimento físico. Portanto, há espaço para todos, e os consumidores vão se valer de ambas as opções na hora de efetuarem suas compras neste Natal”, analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Ainda de acordo com o levantamento, 87,5% dos entrevistados pretendem comemorar as festas de fim de ano com ceia e presentes e somente 12,5% dos mineiros decidiram que não irão comemorar, colocando como principal justificativa o endividamento e a cautela perante o cenário econômico e político atual.
Os dados também mostram que 77,1% dos mineiros vão concentrar suas compras neste mês. Outros 20,8% disseram ter comprado em novembro e apenas 2,1% vão esperar o mês de janeiro, na tentativa de aproveitar as tradicionais liquidações de ano novo.
Tíquete médio e principais presentes
A pesquisa da FCDL Minas também sinaliza que, entre os itens de preferência dos mineiros na hora de presentear, estão: Vestuário (21,5%), Calçados (16,9%), Perfumes e Cosméticos (16,2%), Brinquedos (10,8%) e Eletrônicos (6,2%). O tíquete médio dos presentes deve girar em torno de R$ 237,18.
“Todos os ramos que figuram no topo do ranking dos itens favoritos para compras têm em si uma característica dominante, que é a variedade de produtos e de preços, que atendem as mais diversas demandas e preferências dos consumidores”, afirma Vinícius Silva.
13º salário será para quitar dívidas
O levantamento mostra ainda que, mesmo sendo o Natal uma data de grande apelo emocional, o consumidor mineiro está cauteloso e com dívidas que comprometerão boa parte do 13º salário. De acordo com 54,5% dos entrevistados, o abono será utilizado para o pagamento de dívidas. Por outro lado, 29,5% irão poupar o dinheiro e somente 15,9% vão utilizá-lo para comprar presentes.
“Como pode-se notar, mesmo diante de um endividamento, há espaço para vendas e o consumidor está aguardando oportunidades para efetivar suas compras. Nesse tipo de cenário, é muito importante que o lojista atue constantemente, oferecendo tudo o que seu negócio tem de melhor, com o intuito de maximizar as vendas. Atualmente, temos um cenário na qual a taxa de juros básico está com tendência de queda, o emprego está aumentando paulatinamente e os preços estão, de certa forma, estáveis. A despeito do crédito ainda em patamares altos, uma boa gestão do negócio atrairá o consumidor e as estratégias focadas em maximizar os resultados terão êxito. Ainda mais que, para 2024, os consumidores entrevistados informaram que suas expectativas são de melhoria e equilíbrio do cenário econômico”, finaliza o economista da FCDL-MG.