
Comércio pode crescer até 3,5% nesse carnaval
Publicado por: Ariane Subtil
Vendas seguras são fundamentais para toda empresa.
Não são apenas os foliões que estão na contagem regressiva para a chegada do carnaval. Os comerciantes têm bons motivos para se animarem. Estima-se que neste carnaval, as vendas vão superar os registros do ano passado, e devem crescer cerca de 3,5%. O resultado está longe do ideal, mas para a CDL GV, já indica uma retomada.
Para Moisés Speridião Cruz Filho, Tesoureiro da CDL GV, esse será um bom momento para o comércio aquecer suas vendas. “O crescimento do carnaval de rua em Governador Valadares este ano tem impactos muito positivos para a cidade. Ele fortalece e movimenta a economia da cidade como um todo. Para os seguimentos de decoração e adereços, por exemplo, as vendas já se movimentaram”, analisa Moisés.
Já os supermercados, clubes, bares e restaurantes, a expectativa é que a movimentação maior aconteça nos dias de carnaval.
A entidade acredita ainda que um dos melhores investimentos para alavancar as vendas em qualquer época do ano é o atendimento. Estamos iniciando o ano, e esta é a primeira data comemorativa que movimenta o comércio. È uma época de aproveitar para fazer bons negócios e lembrar que a eficácia da força de vendas está nas mãos dos gestores. Cabe a cada um promover um bom clima organizacional para que ao mensurar os resultados eles sejam os melhores possíveis. Portanto, planejamento e estabelecimento de metas são as palavras de ordem.
E para comemorar os resultados, é importante efetuar uma venda com segurança. Por isso, a CDL GV preparou algumas dicas para garantir maior segurança nas vendas. Confira:
- Não efetue vendas de crediário sem prévia consulta ao Serviço de Proteção de Crédito – SPC Brasil;
- Não efetue abertura de crediário sem documento de identidade e CPF originais;
- Faça a ficha de cadastro do cliente a mais completa possível (nome completo, endereço, filiação, data nascimento, identidade, CPF, telefone e outros dados que for possível);
- Peça comprovante de residência e de renda atualizados;
- Consulte o nome do cliente a cada nova venda e atualize o cadastro pois alguns dados podem já estar ultrapassados;
- Atente para a informação de consultas realizadas no SPC Brasil;
- Não realize a venda caso o cliente esteja registrado no SPC Brasil;
- Evite a venda para terceiros, principalmente no cheque.